O apresentador independente Tucker Carlson foi preso em Israel na quarta-feira pelas chamadas violações ‘de discurso de ódio’ que cometeu nas redes sociais.
O ex-apresentador da Fox News voou para Tel Aviv para uma reunião com Mike Huckabee, que pediu a Carlson que falasse com ele logo após uma briga online sobre o tratamento dado pelo país aos cristãos.
Dailymail.co.uk relatórios: Carlson, que também critica frequentemente Israel pelas suas ações militares em Gaza, aceitou a oferta de Huckabee.
Mas quando críticos e ativistas pró-Israel começaram a criticar Carlson por supostamente não ter saído do aeroporto durante sua breve visita, ele revelou que foi recebido com hostilidade no país do Oriente Médio.
Carlson disse exclusivamente ao Daily Mail que, logo após a entrevista, autoridades israelenses confiscaram seu passaporte e levaram um de seus colegas para uma sala de interrogatório.
‘Homens que se identificaram como seguranças do aeroporto pegaram nossos passaportes, levaram nosso produtor executivo para uma sala lateral e então exigiram saber sobre o que falamos com o embaixador Huckabee’, disse Carlson ao Daily Mail.
‘Foi bizarro. Agora estamos fora do país.’
Antes da entrevista, Carlson postou uma foto no X dele e de seu parceiro de negócios, Neil Patel, em frente ao aeroporto Ben Gurion na quarta-feira com a legenda: ‘Saudações de Israel.’
‘Pena que Tucker ficou no aeroporto diante de tantos convites para conhecer tantos lugares maravilhosos. Uma enorme e obviamente intencional oportunidade perdida’ provocou David Friedman, ex-embaixador dos EUA em Israel durante o primeiro mandato de Trump.
Duas fontes familiarizadas com o assunto, no entanto, disseram ao Daily Mail que o governo israelense inicialmente não queria permitir a entrada de Carlson no país, o que levou a uma delicada negociação envolvendo o Departamento de Estado.
No final, o governo israelense decidiu não impedir Carlson de entrar no país para evitar um ‘incidente diplomático’, de acordo com uma reportagem do Canal 13.
Um porta-voz da embaixada dos EUA em Israel negou que Carlson tenha sido detido e alegou que ele ‘recebeu as mesmas perguntas sobre controle de passaportes que inúmeros visitantes de Israel, incluindo o embaixador Huckabee e outros diplomatas, recebem como parte da entrada e saída normais de Israel.’
‘Não é verdade que Israel só deixaria Tucker entrar no país para a entrevista’, acrescentou o representante.
‘O único compromisso que a Embaixada teve com Israel sobre sua visita foi coordenar o pouso de seu avião particular como parte da facilitação de uma visita tranquila. Foi Tucker quem optou por entrar no país apenas por algumas horas e partir. E Tucker recebeu o mesmo tratamento positivo de todos os visitantes de Israel.’
O Daily Mail entrou em contato com a Casa Branca e o gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu para comentar.
Carlson acusou Huckabee na semana passada em seu programa no YouTube de não garantir proteções adequadas aos cristãos em Israel.
Huckabee, que conhece Carlson há mais de três décadas e já trabalhou com ele na Fox News, respondeu convidando-o para uma discussão em Israel.
‘Em vez de falar de mim, por que você não vem falar comigo?’ Huckabee escreveu no X. Carlson respondeu acolhendo o convite, antes de notar que eles estavam trabalhando na organização da entrevista.
A popularidade de Israel permanece no nível mais baixo de todos os tempos no Partido Republicano entre os jovens eleitores republicanos e apoiadores de Trump.
O evento Carlson-Huckabee foi supostamente uma tentativa do governo Trump de impedir que os debates em torno de Israel quebrassem a coalizão conservadora do Partido Republicano antes das eleições de meio de mandato.
Trump pediu que Carlson e outros membros do Partido Republicano aliviassem as disputas internas com os republicanos sobre Israel, de acordo com a ex-âncora da Fox News Melissa Francis.
‘Todo mundo está procurando uma maneira de baixar a temperatura,’ disse Francisco ao Jerusalem Post. ‘O presidente Trump está dizendo a todos, incluindo Tucker: “Vamos derrubar isso.”‘
Carlson é um aliado de longa data do vice-presidente JD Vance e fala com Trump sobre uma série de questões, incluindo política externa.
No mês passado, Carlson visitou a Casa Branca duas vezes e se encontrou com Trump no Salão Oval em pelo menos uma ocasião conhecida.

0 Comentários