Mais de uma dúzia de procuradores-gerais estaduais, alguns deles republicanos e outros democratas, são processando o TikTok sobre os efeitos que o aplicativo de mídia social supostamente está tendo na saúde mental dos jovens.
Desde que a proibição do TikTok não funcionou como planejado, a classe política dos Estados Unidos está tentando jogar o mas pense nas crianças! cartão para tentar impedir que o TikTok seja funcional nos Estados Unidos.
A ação conjunta, movida pelo procurador-geral do Distrito de Columbia, acusa o TikTok de enganar seus usuários alegando que o aplicativo é seguro para crianças. O TikTok também é acusado de operar um negócio ilegal de transmissão de dinheiro.
O momento do processo é flagrantemente óbvio quanto ao que o estimulou. Os advogados do TikTok acabaram de apelar com sucesso em um tribunal federal de uma nova lei que proibiria o TikTok após 19 de janeiro de 2025, a menos que a ByteDance o vendesse a um comprador não chinês. Os tribunais decidiram que essa proibição é inconstitucional, então agora os AGs estaduais estão tentando processar o TikTok usando a desculpa de saúde mental das crianças.
Ao todo, 13 estados, incluindo Nova York e Califórnia, bem como Washington, DC, estão tentando argumentar que o Tikok está cheio de características "viciantes" que o tornam inseguro para os jovens.
"Nosso processo está buscando responsabilizar o TikTok por prejudicar crianças DC", disse DC. Procurador-Geral Brian Schwalb com uma cara séria.
Schwalb diz que existem riscos "profundos" de saúde mental associados ao uso do TikTok, incluindo depressão, ansiedade, perda de sono e dismorfia corporal. Nenhum desses sintomas poderia ter algo a ver com a forma como os políticos administram a América em nome dos ricos e poderosos à custa de todos os outros – não, é tudo culpa do TikTok, de acordo com esses AGs.
(Relacionado: TikTok é sob muita pressão proibir toda a verdade e permitir apenas que as narrativas oficiais do governo se espalhem pela plataforma.)
Os críticos dizem que o TikTok é "nicotina digital"
Para enfatizar sua antipatia pelo TikTok, Schwalb chegou a chamar a plataforma de "nicotina digital", com a implicação de que seus proprietários estão "intencionalmente tentando viciar os jovens em sua plataforma."
Curiosamente, Schwalb não tem nenhum problema com o Facebook, X /Twitter e o resto das mídias sociais, todos os quais oferecem os mesmos recursos. Apenas o TikTok está no bloco de corte, o que faz você se perguntar quem está realmente por trás desse esforço para proibi-lo.
Schwalb diz que o TikTok "inflige imensos danos a toda uma geração de jovens", e, portanto, deve ser eliminado por todos os meios possíveis.
"Além de priorizar seus lucros sobre a saúde das crianças, a economia virtual não regulamentada e ilegal do TikTok permite que os cantos mais sombrios e depravados da sociedade ataquem vítimas vulneráveis", disse Schwalb.
"A empresa sabe o que está acontecendo e optou por ignorá-lo. Este processo visa pôr fim ao seu comportamento ilegal, enganoso e predatório."
Além de DC, Nova York e Califórnia, os outros estados que estão se juntando ao processo contra o TikTok incluem:
• Illinois
• Kentucky
• Louisiana
• Massachusetts
• Mississippi
• New Jersey
• North Carolina
• Oregon
• South Carolina
• Vermont
• Washington
Em um comunicado, um porta-voz do TikTok respondeu que a empresa discorda "fortemente" das alegações de que a própria existência da plataforma está destruindo os cérebros das crianças.
"Nós discordamos fortemente dessas alegações, muitas das quais acreditamos serem imprecisas e enganosas", disse o porta-voz.
"Estamos orgulhosos de permanecer profundamente comprometidos com o trabalho que fizemos para proteger os adolescentes e continuaremos a atualizar e melhorar nosso produto. Fornecemos salvaguardas robustas, removemos proativamente usuários suspeitos de menores de idade e lançamos voluntariamente recursos de segurança, como limites de tempo de tela padrão, emparelhamento familiar e privacidade por padrão para menores de 16 anos."
O governo não poderia se importar menos com a saúde mental das crianças. Neste caso, eles só se preocupam em silenciar a liberdade de expressão. Saiba mais em Censorship.notícias.
As fontes deste artigo incluem:

0 Comentários