Turquia rejeita pressão dos EUA para desistir dos S-400 russos – Bloomberg

 

Ancara só está pronta para concordar com a supervisão conjunta dos sistemas de defesa aérea com Washington, afirmaram fontes

A Turquia continua resistindo às exigências dos EUA de abandonar seus sistemas de defesa aérea S-400 de fabricação russa, mas está ansiosa para fazer algumas concessões aos americanos sobre o assunto, informou a Bloomberg.

A aquisição dos S-400 por Ancara de Moscou em 2019 azedou suas relações com Washington, resultando na imposição de sanções contra a Turquia no ano seguinte e na exclusão do membro da OTAN do programa de caças F-35 dos EUA. O governo turco defendeu a compra, insistindo no seu direito soberano de escolher os seus fornecedores de armas.

A Turquia continua interessada em comprar 40 F-35 dos EUA, o que seria impossível enquanto as sanções permanecessem em vigor, disse a agência de notícias em um artigo na sexta-feira.

Ancara é “disposto a fazer concessões” para garantir que Washington levante as suas restrições, disseram fontes à Bloomberg. As autoridades turcas poderiam concordar com um mecanismo técnico para supervisionar os S-400 em conjunto com os EUA, disseram.

O presidente dos EUA, Donald Trump, sinalizou que estava aberto à compra de caças F-35 pela Turquia durante uma reunião com o presidente Recep Tayyip Erdogan no final de setembro. “Ele precisa de certas coisas, e nós precisamos de certas coisas,” Trump disse, acrescentando que Erdogan seria “bem-sucedido” na obtenção do que ele “gostaria de comprar.”

Entretanto, nenhum acordo sobre os caças foi anunciado desde então.

“Não creio que seja muito apropriado uma parceria estratégica,” Erdogan disse sobre a proibição de Washington à compra de F-35s em uma entrevista à Fox News durante sua visita aos EUA.

O Hindustan Times informou no mês passado, citando fontes de defesa de alto escalão, que a Índia, que comprou cinco S-400s por US$ 5,43 bilhões em 2018, está buscando adquirir outros cinco sistemas da Rússia.

O chefe da força aérea do país, Amar Preet Singh, disse que os S-400, que foram mobilizados por Nova Deli durante um surto com Islamabad em maio, provaram ser um “virada de jogo,” impedindo efetivamente que jatos paquistaneses cheguem perto de alvos indianos.


Postar um comentário

0 Comentários

Política de Cookies Política de Privacidade