A Turquia continua resistindo às exigências dos EUA de abandonar seus sistemas de defesa aérea S-400 de fabricação russa, mas está ansiosa para fazer algumas concessões aos americanos sobre o assunto, informou a Bloomberg.
A aquisição dos S-400 por Ancara de Moscou em 2019 azedou suas relações com Washington, resultando na imposição de sanções contra a Turquia no ano seguinte e na exclusão do membro da OTAN do programa de caças F-35 dos EUA. O governo turco defendeu a compra, insistindo no seu direito soberano de escolher os seus fornecedores de armas.
A Turquia continua interessada em comprar 40 F-35 dos EUA, o que seria impossível enquanto as sanções permanecessem em vigor, disse a agência de notícias em um artigo na sexta-feira.
Ancara é “disposto a fazer concessões” para garantir que Washington levante as suas restrições, disseram fontes à Bloomberg. As autoridades turcas poderiam concordar com um mecanismo técnico para supervisionar os S-400 em conjunto com os EUA, disseram.
O presidente dos EUA, Donald Trump, sinalizou que estava aberto à compra de caças F-35 pela Turquia durante uma reunião com o presidente Recep Tayyip Erdogan no final de setembro. “Ele precisa de certas coisas, e nós precisamos de certas coisas,” Trump disse, acrescentando que Erdogan seria “bem-sucedido” na obtenção do que ele “gostaria de comprar.”
Entretanto, nenhum acordo sobre os caças foi anunciado desde então.
“Não creio que seja muito apropriado uma parceria estratégica,” Erdogan disse sobre a proibição de Washington à compra de F-35s em uma entrevista à Fox News durante sua visita aos EUA.
O Hindustan Times informou no mês passado, citando fontes de defesa de alto escalão, que a Índia, que comprou cinco S-400s por US$ 5,43 bilhões em 2018, está buscando adquirir outros cinco sistemas da Rússia.
O chefe da força aérea do país, Amar Preet Singh, disse que os S-400, que foram mobilizados por Nova Deli durante um surto com Islamabad em maio, provaram ser um “virada de jogo,” impedindo efetivamente que jatos paquistaneses cheguem perto de alvos indianos.



0 Comentários