Tempestade solar recorde atinge a Terra (VÍDEOS)

Na quarta-feira, o Serviço Geológico Britânico declarou que o chamado “tempestade canibal” interrompeu as comunicações e a precisão do satélite do sistema de posicionamento global (GPS).  Uma grande tempestade solar classificada como a segunda mais poderosa em cinco anos e com duração de mais de quarenta horas atingiu a Terra esta semana, relataram cientistas de vários países. O fenômeno natural causou exibições coloridas da Aurora Boreal em todo o Hemisfério Norte.

Num comunicado divulgado na sexta-feira, o Instituto de Pesquisa Espacial da Academia Russa de Ciências disse que uma enorme explosão solar foi registrada no início do dia. O evento teve origem na mesma área que havia produzido uma explosão ainda mais poderosa apenas dois dias antes. Essa ocorrência foi responsável pela tempestade solar mais severa desde maio de 2024.


Numa declaração separada, o Instituto de Investigação Espacial estimou que a tempestade solar em questão atingiu o nível de intensidade G4.7 na escala de tempestade NOAA e durou cerca de 42 horas. A escala da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA é o sistema de medição reconhecido internacionalmente para tais tempestades, sendo G5 a escala mais alta que denota uma “extremo” evento.


A geomagnetic storm occurs when charged particles from the sun’s atmosphere are sent hurtling toward our planet in coronal mass ejections. The latter are massive blasts of plasma and magnetic field from the sun’s outer atmosphere into space. Those electrically charged particles then strike the Earth’s magnetic field. Both technology and sensitive people can be adversely affected.

A última tempestade geomagnética resultou em exibições de Aurora Boreal em todo o Hemisfério Norte, sendo avistada em todo o Canadá e nos EUA em particular nos últimos dias. Os fenômenos coloridos, que normalmente estão confinados a áreas próximas ao Círculo Polar Ártico, foram visíveis até o sul da Flórida e do Alabama esta semana. 

Na sexta-feira, o Space.com citou um funcionário da NASA dizendo que os astronautas e cosmonautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) tiveram que se proteger em um compartimento mais protegido devido ao risco aumentado de radioatividade representado pelas partículas de alta energia que chegam.

Postar um comentário

0 Comentários

Política de Cookies Política de Privacidade