Aumento de incêndios em telhados causados por painéis solares e suas baterias gera preocupações com a segurança

 

Um aumento nos incêndios nos telhados causados por painéis solares e suas baterias está gerando preocupações de segurança sobre o plano de Ed Miliband de instalar mais milhões no Reino Unido.

A análise concluiu que os incêndios aumentaram a um ritmo mais rápido do que as instalações.

No entanto, o recente Roteiro Solar do Secretário de Energia Miliband também pede que painéis de telhado sejam instalados em milhões de casas a mais, além dos 1,5 milhão já equipados. O seu ‘roteiro’ também propõe a minimização dos requisitos de planeamento que podem incorporar regulamentos de segurança.

O Telégrafo relatórios: Os bombeiros do Reino Unido enfrentaram um incêndio envolvendo um painel solar uma vez a cada dois dias em 2024, de acordo com dados coletados pela seguradora QBE, marcando um aumento de 60% nos últimos dois anos.

A QBE analisou dados de todos os serviços de bombeiros do Reino Unido para ver quantos incêndios foram causados por instalações solares.

Descobriu também que os incêndios estavam a aumentar mais rapidamente do que a taxa de instalações, sugerindo que um aumento no número de painéis solares não poderia explicar apenas o aumento dos incidentes.

Adrian Simmonds, gerente sênior de risco da QBE, disse: “A energia solar é essencial para a transição de energia limpa do Reino Unido, mas o ritmo acelerado de implantação está levantando preocupações sobre riscos.

“Nossa análise mostra que os incêndios envolvendo painéis solares aumentaram duas vezes mais rápido que as novas instalações nos últimos dois anos. A instalação e manutenção seguras de painéis solares são essenciais para reduzir incêndios.”

As descobertas ocorrem após uma série de incêndios desastrosos ligados a instalações solares que se acredita terem sido defeituosas ou mal conservadas.

No início deste ano, um incêndio causado por painéis solares nos telhados forçou o evacuação de mulheres grávidas e bebés da maternidade St Michael's em Bristol.

Outro incêndio em um painel solar no telhado, em Church Crookham, Hampshire, danificou três apartamentos em 2022.

O Sr. Miliband está a pressionar para acelerar a capacidade solar do Reino Unido de 18 gigawatts agora para até 85 gigawatts até 2035, um aumento de quase cinco vezes.

Parte dessa expansão ocorrerá na forma de painéis montados no solo em gigantescas fazendas solares que estão substituindo terras agrícolas em condados como Lincolnshire, Norfolk, Suffolk, Devon e Cornwall.


Postar um comentário

0 Comentários

Política de Cookies Política de Privacidade