Hortelã: A erva antiga que refresca, acalma e cura, Jornal Fatos Ocultos

 


A hortelã é mais do que apenas um enfeite refrescante ou ingrediente para chá; é uma erva poderosa com mais de uma dúzia de espécies, incluindo variedades bem conhecidas como hortelã-pimenta ( Mentha piperita ), hortelã ( Mentha spitaca ) e até mesmo hortelã selvagem ( Mentha arvensis ).

Parte do gênero Mentha , as plantas de hortelã são famosas por sua sensação fresca e crocante e são usadas em tudo, desde coquetéis e chás até sobremesas, saladas e molhos. Embora as folhas de hortelã frescas ou secas ofereçam algumas vantagens nutricionais, pesquisas mostram que os benefícios mais potentes para a saúde geralmente vêm da aplicação de hortelã na pele, da inalação de seus óleos essenciais ou de sua ingestão como suplemento.

Ajuda a combater o mau hálito e as bactérias causadoras de odores

A menta é o sabor preferido em gomas de mascar e produtos de higiene oral porque é ótima para mascarar o mau hálito. Alguns estudos laboratoriais publicados na Phytotherapy Research  também sugerem que as propriedades antibacterianas do óleo de hortelã-pimenta também podem ajudar a reduzir o número de bactérias causadoras de odores.

Ajuda a impulsionar a função cerebral

Um estudo animal de 2022 publicado na Molecules descobriu que o aroma do óleo essencial de hortelã-pimenta melhorou o aprendizado e a memória e até ajudou a proteger as células cerebrais de danos causados ​​pelo estresse oxidativo.

Em 2015, outro estudo publicado na Procedia Manufacturing observou que motoristas que inalaram óleo de hortelã-pimenta ficaram mais alertas e sentiram menos fadiga e frustração. No entanto, os cientistas concordam que mais pesquisas são necessárias para entender completamente como a hortelã pode beneficiar a função cerebral em humanos.

Ajuda a aliviar os sintomas do resfriado

O mentol, um dos principais compostos ativos da hortelã, é frequentemente incluído em descongestionantes porque pode ajudar a quebrar o muco e facilitar a respiração. A American Lung Association (ALA) observa que a pesquisa ainda não apoia a eficácia do mentol no tratamento de sintomas de resfriado , embora algumas pessoas o considerem calmante.

No entanto, os pais devem ter cuidado com pomadas mentoladas para crianças pequenas, pois o Escritório de Suplementos Dietéticos recomenda evitar a aplicação direta no peito ou no rosto devido aos potenciais efeitos colaterais da inalação direta .

Ajuda a tratar a indigestão

O conforto digestivo é outra área em que a hortelã brilha – graças aos efeitos do óleo de hortelã-pimenta na passagem dos alimentos pelo trato digestivo. Quando os alimentos permanecem muito tempo no estômago, a indigestão geralmente acontece, mas estudos no Current Pharmaceutical Design mostraram que o óleo de hortelã-pimenta pode ajudar os alimentos a se moverem pelo estômago mais rapidamente .

Ajuda a aliviar os sintomas da asma

As plantas de hortelã contêm ácido rosmarínico, um poderoso agente antioxidante e anti-inflamatório. De fato, um estudo de 2019 em ratos publicado em Allergologia et Immunopathologia descobriu que o ácido rosmarínico reduziu os sintomas de asma .

De acordo com uma revisão em Frontiers in Pharmacology , a família de plantas Mentha contém vários compostos vegetais com efeitos antialérgicos. No entanto, os compostos de alívio de alergia em óleos e pomadas de menta são geralmente muito mais concentrados do que na forma dietética.

Apoia mães que amamentam

A amamentação pode ser uma experiência linda, mas às vezes vem com desafios como mamilos rachados ou doloridos. Estudos mostram que aplicar hortelã na pele pode ajudar a aliviar alguns desses desconfortos.

Por exemplo, um estudo no Medical Science Monitor: International Medical Journal of Experimental and Clinical Research revelou que mães que usaram um gel de hortelã-pimenta tiveram menos rachaduras nos mamilos (quase quatro por cento) do que aquelas que usaram lanolina (quase sete por cento) ou um placebo (quase 23 por cento). Um estudo separado publicado no Journal of Research in Medical Sciences , mães que aplicaram óleo essencial de mentol após cada mamada viram reduções tanto na dor quanto na gravidade das rachaduras nos mamilos .

Ajuda a aliviar problemas digestivos e controlar a SII

A hortelã tem sido um remédio para problemas digestivos há séculos. As propriedades calmantes da erva são frequentemente usadas para aliviar a indigestão e a ciência respalda esse uso tradicional.

Uma revisão de 2019 publicada na Alimentary Pharmacology & Therapeutics apoiou o uso de óleo de hortelã-pimenta para problemas digestivos, como indigestão, síndrome do intestino irritável (SII) e náusea após cirurgia. O óleo de hortelã-pimenta tem uma capacidade única de acalmar inflamações, combater micróbios e relaxar os músculos do trato gastrointestinal.

Outra revisão da BMC Complementary Medicine and Therapies em 2019 examinou 12 ensaios clínicos e concluiu que o óleo de hortelã-pimenta pode ser eficaz para adultos com sintomas de SII .

fonte: https://naturalnews.com/2024-11-08-mint-ancient-herb-refreshes-soothes-and-heals.html

Postar um comentário

0 Comentários

Política de Cookies Política de Privacidade