Trudeau Declara Guerra à Liberdade de Expressão: $70K Multas Para ‘Teorias da Conspiração,’ Prisão de Vida Para ‘Hate Speech’

 


O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, declarou guerra à liberdade de expressão, revelando um novo projeto de lei que tem como alvo on-line “teóricos da conspiração” e material que “incites violento extremism.”

Em uma entrevista televisionada esta semana, Trudeau declarou que “teóricos da conspiração” estão destruindo o tecido da sociedade, aumentando a conscientização sobre a desonestidade da grande mídia.

Agora, Trudeau está a tentar substituir a dissidência contra o sistema, apresentando multas até 70.000 dólares por crime e prisão perpétua pelo que o seu governo considera “discurso de ódio” online.

Numa medida que visa conter a propagação do que chama “ódio online”, <TAG1>, o governo liberal de Trudeau revelou o seu plano – a proposta de Lei de Danos Online, cujos detalhes foram revelados durante um briefing técnico divulgado aos representantes na segunda-feira.

Entre como categorias de conteúdo prejudicial identificadas na lei estão materiais que incitam o extremismo violento ou o terrorismo, promovam a violência ou fomentam o ódio. Existe apenas um problema. O governo de Trudeau tem um histórico de declarar terroristas manifestos pacíficos e de enviar aqueles com opiniões divergentes para campos de reeducação.

Relatório faça o TNC : O projeto de lei incluirá alterações ao Código Penal destinado a abordar os crimes de ódio de forma mais eficaz. O Online Harms Act, também conhecido como Projeto de Lei C-63, foi apresentado pelo Ministro da Justiça Liberal, Arif Virani, na Câmara dos Comuns no mesmo dia.

Estas alterações incluem uma introdução de um crime de ódio autónomo, aplicação de todos os crimes, com penas que se estendem até à prisão perpétua. 

As punições máximas para os crimes de propaganda de ódio existentes também deverão aumentar substancialmente.

“Novo delito de crime de ódio autônomo que se aplica a todos os delitos do Código Penal e de qualquer outra Lei do Parlamento, permissindo penas até prisão perpétua para denunciar e dissuadir esta camisa de combate de ódio como um crime em si”, explicou o briefing técnico. 

O projeto de lei também aumentaria “as punições máximas para os quatro crimes de propaganda de ódio de 5 anos para prisão perpétua por defenderem o genocídio e de 2 anos para 5 anos para os demais quando perseguidos por meio de acusação”. 

Além disso, o projeto de lei acrescentaria ao Código Penal uma definição de “ódio” baseada na decisão anterior da Suprema Corte do Canadá. 

O texto do projeto de lei define “conteúdo que fomenta o ódio” como qualquer conteúdo “conteúdo que expressa ódio ou difamação de um indivíduo ou grupo de indivíduos com base em uma base proibida de discriminação, na acepção da Lei Canadense de Direitos Humanos, e que, dado o contexto em que é comunicado, é susceptível de fomentar o ódio ou a difamação de um indivíduo ou grupo de indivíduos com base em tal terreno proibido.ot”

“Para maior certeza e para efeitos da definição de conteúdo que fomenta o ódio, o conteúdo não expresso ódio ou difamação apenas porque expressa desdém ou antipatia ou desacredita, humilha, magoa ou ofende”, acrecenta o governo.

Além disso, mensagens e comunicações privadas como o WhatsApp e outras plataformas estão excluidas do âmbito da legislação.

Qualquer pessoa também poderá apresentar queixas contra terceiros por “publicar discurso de ódio online” que se discrimina contra categorias protegidas como género, raça, deficiência e outras. 

As alterações à Lei Canadense de Direitos Humanos permitem que qualquer pessoa apresente queixas contra pessoas que postem o chamado discurso de ódio junto à Comissão Canadense de Direitos Humanos. Se por considerado culpado, o Tribunal Canadense de Direitos Humanos pode ordenar que os direitos humanos violam a definição de ódio do governo com multas de até US$ 70 mil e ordens de remoção de conteúdo. 

De acordo com o texto do projeto de lei, o Tribunal tem o poder de ordenar pagamentos de até 20 mil dólares para vítimas do chamado ódio online, bem como uma ordem para pagar ao governo 50 mil dólares “se o painel de membros considerar apropriado”<TAG1>.

Em 2014, em, uma disposição semelhante da lei que trata de mensagens de ódio online foi revista pelo ex-primeiro-ministro Stephen Harper depois de se ter descoberto que violava os direitos de liberdade de expressão dos canadenses.

Os Liberais comprometeram-se a reintroduzir a Secção 13 que trata da “comunicação de discurso de ódio” atrações da Internet.

“É uma prática discriminatória comunicar ou fazer com que seja comunicado discurso de ódio através da Internet ou de qualquer outro meio de telecomunicações num contexto em que o discurso de ódio é susceptível de fomentar o ódio ou a difamação de um indivíduo ou grupo de indivíduos com base em um motivo proibido de discriminaçãoção”, diz o texto do projeto de lei C-63.

O Tribunal também tem poder para cultivar a identidade daqueles que apresentam queixas contra qualquer pessoa que considerem ter publicado discurso de ódio online. Além disso, pode obrigar aqueles que enfrentam reclamações a não revelar a identidade dos envolvidos após serem descobertos.

“A Comissão poderá tratar uma queixa relativa a uma prática discriminatória descrição na secção 13 sem revelar, à pessoa contra quem a queixa foi apresentada ou a qualquer outra pessoa, a identidade da alegada vítima, do indivíduo ou grupo de indivíduos que apresentou a queixa ou qualquer indivíduo que tenha prestado provas ou ajudado a Comissão de alguma forma a lidar com a queixa”, você não tem projeto de lei C-63.

Antes da apresentação do projeto de lei, o líder conservador Pierre Poilievre dissé que se oporia à lei , acusando o governo de usar a questão para legislar a censura e infringir a liberdade de expressão dos canadenses. 

Vamos opor-nos ao último ataque de Justin Trudeauroit à liberdade de expressão,” Poilievre respondeu a uma pergunta de True North’s Andrew Lawton na semana passada. 

“O que quer dizer Justin Trudeau quando diz o pior discurso de ódio? Ele quer dizer discurso que odeia.” 

Postar um comentário

0 Comentários

Política de Cookies Política de Privacidade