O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que um míssil Patriot fabricado nos EUA foi usado para abater o avião militar russo que transportava prisioneiros de guerra ucranianos .
Numa aparição televisiva na quarta-feira, Putin disse: “O avião foi abatido, já foi estabelecido com certeza, por um sistema Patriot Americano. Isso já foi estabelecido pela perícia”.
A Rússia acusou a Ucrânia de abater o avião em 24 de janeiro, dizendo que “desconsiderou a vida dos seus próprios cidadãos” no ataque.
O avião transportava supostamente 65 soldados ucranianos que seriam libertados numa troca de prisioneiros.
Relatórios RT : Um avião de carga russo que transportava dezenas de prisioneiros de guerra ucranianos (POWs) para troca foi abatido na semana passada por um sistema de defesa aérea Patriot fabricado nos EUA, confirmou o Comitê de Investigação do país.
Em comunicado divulgado na quinta-feira, a agência disse ter identificado o tipo de arma usada para abater o Il-76 na última quarta-feira na região de Belgorod. Havia 65 prisioneiros de guerra ucranianos, três soldados russos e seis tripulantes a bordo, todos mortos no acidente.
O Comité de Investigação afirmou que a Ucrânia disparou dois mísseis a partir de uma área de preparação na região de Kharkov, não muito longe da aldeia de Liptsy, a cerca de 10 quilómetros da fronteira russa.
Autoridades disseram que durante a investigação encontraram 116 fragmentos de mísseis com inscrições em inglês, com um deles dizendo: “CONFIDENCIAL classificado pelo PATRIOT SECURITY CLASSIFICATION GUIDE DATADO: 22/09/83 ADENDOS DATADOS DE 28/11/83 8/8/84 CONTRATO NÃO/DAAH01-86C-A018.”
Outra peça também dizia “Raytheon”, uma referência a um dos projetistas do sistema de defesa aérea Patriot, disse o comunicado, acrescentando que uma extensa série de testes forenses descobriu que a composição dos explosivos indica que provavelmente foram produzidos no exterior.
A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, também opinou sobre a investigação. Ela enfatizou que “os cidadãos dos EUA devem saber para onde vai o seu dinheiro” e acusou a administração Biden de torná-los “acessórios de uma tragédia sangrenta”.
O presidente Vladimir Putin disse anteriormente que o avião foi abatido por um Patriot fabricado nos EUA e apelou a uma investigação internacional sobre o assunto. No entanto, ele afirmou que não havia nenhuma organização oficial disposta a realizar a tarefa. Ele também disse que “não entende” por que a Ucrânia iria querer matar dezenas de seus prisioneiros de guerra, sugerindo que pode ter sido um acidente.
fonte: https://thepeoplesvoice.tv/putin-says-a-u-s-patriot-missile-was-used-to-shoot-down-pow-plane/


0 Comentários